sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Triangulo, instrumento musical

Objeto:Triangulo, instrumento musical 

DefiniçãoNormalmente é feito de ferro ou aço, mas podem ser encontrados em alumínio. O som do instrumento é obtido por percussão, através do movimento do bastão (batedor), que bate no triângulo em sincronia com a mão que o segura e determina o som aberto (com maior sustentação) ou fechado

Descrição: Tamanho  3,00 cm de comprimento por 1,50, com tambor de 0,6 de diâmetro, com peso total de 50 gramas.

Uso do triangulo:triângulo é um instrumento musical idiofone de percussão feito de metal e usado no folclore português e também em algumas músicas brasileiras, como o forró. É também conhecido como tengo-lengo, devido ao seu som. Pode também ser incluído na secção de percussão de uma orquestra ou de uma banda de música.


Minha história:

Este triângulo pertenceu ao meu bisavô que deu a meu avô, pois os dois tocavam no  uma ritmo chamado xote e muito popular no nordeste.
Quando meu pai veio com meu vô para São Paulo, ele ganhou este conjunto de triangulo, embora ele arrisque tocar umas musiquinhas, meu pai não sabe mesmo tocar .
Guardamos o triangulo como lembrança de nossa família            







                

Ferro antigo de passar roupas a brasa

Objeto:Ferro antigo de  passar roupa a brasa 

Definição:O ferro de passar é um instrumento que começou a ser utilizado há centenas de anos. Desde o século IV já existiam meios de se passar as roupas principalmente as femininas. Os chineses foram os primeiros a utilizar uma forma rudimentar desse instrumento, consistia em uma panela cheia de carvão em brasa, e manuseada através de um cabo comprido, a fim de obter o resultado desejado. Nos séculos seguintes, no ocidente passaram a usar a madeira, o vidro ou o mármore como matéria-prima desse instrumento. Eles eram utilizados a frio, uma vez que até o século XV as roupas eram engomadas, o que impossibilitava o trabalho a quente.

Descrição: feito de ferro fundido pesando 1,2 quilos com 14 x 10 
      
Uso  do ferro: passar roupas e tecidos 



Minha história:, mas que

Esse ferro de passar roupas esta em minha família a três gerações e hoje é de minha mãe. 
Ela me disse que a mãe dela, minha avo, passavam roupas normalmente com ele, por que por um tempo não tinham energia elétrica na casa delas. 
Minha vó me disse que as vezes se queimava com ele e ele era pesado, mas quando veios os primeiros ferros elétricos aos poucos eles foram ficando de lado e hoje quase ninguém o uso.


     












Secador de cabelo (Braun)

Objeto: Secador de cabelo (Braun)

Definição: Secador de cabelo Braun anos 70 

Descrição: Cabo 18 cm,corpo 7 cm e largura 5 cm  .  Cor alaranjado com fio preto
Nos anos 30, um novo material começou a ser utilizado, a baquelite. É umplástico resistente ao calor e, para além disso, pode ser moldado e assumirvárias cores e feitios, como a imitação da madeira do secador Supreme daHawkins, Inglaterra. 
descoberta do plástico como material mais facilmente moldável, maisleve e mais atraente, permitiu criar uma maior variedade de formas e estilos, tendo sempre em conta o lado prático do invento. Vários modelosforam postos no mercado a partir de então até aos nossos dias, como porexemplo, o secador portátil de Reinhold Weiss (1964).

Uso do Secador: Para secar o cabelo,dar volume,cachear e fazer escovação.
É considerado um elemento indispensável em qualquer casa ou cabeleireiro, principalmente se tivermos em conta a importância que a moda e a beleza têm nos dias de hoje.

Minha história:

Antes do aparecimento do secador de cabelo elétrico várias técnicas pouco cómodas eram utilizadas, entre elas, secar o cabelo com o ferro de engomar e utilizar uns ferros cilíndricos, previamente aquecidos no fogão, para formar caracóis. 

Em 1920 surgem os primeiros secadores de cabelo elétricos, nascidos da combinação entre uma resistência idêntica à dos aquecedores e um motor semelhante ao dos aspiradores. Os primeiros modelos eram feitos de crómio, alumínio ou aço inoxidável e o cabo era feito de madeira, o que os tornava pesados e mais difíceis de manejar.


    

Fita magnética de vídeo cassete

Objeto: Fita Cassete - Tipo de mídia - fita magnética

Uma fita cassete do tipo "Dinâmica", produzida pela TDK entre a década de 1970 e 1980.

Codificação sinal analógico
Capacidade 30 (15 minutos por lado)   45  60   90   120

O cassete era constituído basicamente por 2 carretéis, a fita magnética e todo o mecanismo de movimento da fita alojados em uma caixa plástica, isto facilitava o manuseio e a utilização permitindo que a fita fosse colocada ou retirada em qualquer ponto da reprodução ou gravação sem a necessidade de ser rebobinada como as fitas de rolo. Com um tamanho de 10 cm x 7 cm, a caixa plástica permitia uma enorme economia de espaço e um excelente manuseio em relação às fitas tradicionais.

O audiocassete ou fita cassete foi uma revolução difundindo tremendamente a possibilidade de se gravar e se reproduzir som. No início, a pequena largura da fita e a velocidade reduzida (para permitir uma duração de pelo menos 30 minutos por lado) comprometiam a qualidade do som, mas recursos tecnológicos foram sendo incorporados ao longo do tempo tornando a qualidade bastante razoável. Recursos como: novas camadas magnéticas (Low Noise, Cromo, Ferro Puro e Metal), cabeças de gravação e reprodução de melhor qualidade nos aparelhos e filtros (Dolby Noise Reduction) para redução de ruídos.


Os primeiros gravadores com áudio cassete da Philips já eram portáteis, mas no final dos anos 70 com a invenção do walkman pela Sony, um reprodutor cassete super compacto de bolso com fones de ouvido, houve a explosão do som individual.

Definição: 

Descrição:  Mecanismo de leitura cabeça magnética fixa  Desenvolvido por Philips, em 1963 CD
A fita cassete ou compact cassette é um padrão de fita magnética para gravação de áudio lançado oficialmente em 1963, invenção da empresa holandesa Philips. Também é abreviado como K7.[1]  - Altura 10 cm  largura:19 cm profundidade 2,5 cm

Uso da fita: Uso em armazenamento de sinais de áudio

Minha história:

Esta fita cassete era usado emmum aparelho chamada vídeo cassete e era usado para gravar vídeos. Os filmes que hoje temos em DVDs e arquivos digitais eram guardados na fita.

Meu pais ganhou esta fita cassete quando era criança de meu avo, nos anos 1980 e ela continha o filme "Procurando Nemo"


     

Relógio de bolso, de aço, mecânico

Objeto:Relógio de bolso, de aço, mecânico

Definição relógio é utilizado como medidor do tempo desde a Antiguidade, em variados formatos. É uma das mais antigas invenções humanas. Relojoaria é tanto o termo que designa o seu fabricante, como a loja onde são vendidos.Por volta de 1504, Peter Henlein, na cidade de Nuremberga, fabricou o primeiro relógio de bolso, denominado pela forma, tamanho e procedência, de Ovo de Nuremberga.
Era todo de ferro, com corda para quarenta horas e precursor da "Mola Espiral", utilizando-se do pêlo de porco; constituía-se de um indicador e de um complexo mecanismo para badalar.
Foi, em muitos países, o acelerador para diversas invenções e melhorias, principalmente na Europa, desenvolvendo-se de maneira vertiginosa à indústria relojoeira.
wikipédia
Descrição: Marca Citizen Modelo 59491 - Circunferência de 1,50  com 0,80 cm de espessura, em aço, mecânico, com peso de 100 grs or 1,50, com tambor de 0,6 de diâmetro, com peso total de 50 gramas. 

Uso do relógio:relógio é um aparelho usado para indicar a hora. É considerada uma das invenções humanas mais antigas, atendendo à necessidade, de forma consistente, de medir intervalos de tempo mais curtos do que as unidades naturais: como o dia, o mês lunar, e os anos. Dispositivos que operam em diferentes processos físicos têm sido utilizados ao longo dos milênios para indicar as horas, dispositivos esses que acabaram culminando com os relógios hoje. A ciência relacionada aos instrumentos de medição de tempo chama-se Horologia.

Minha história:



 
                                         
 


Relógio de bolso de aproximadamente 66 anos , do meu bisavô Pascoal Santi que foi passado de geração em geração para a minha avó ( Maria Leonise Santi ).
No tempo que ele viveu, não se usava muito relógio de pulso (inventado por Santos Dumont).
Todo home queria ter um relógio de bolso e até as calças sociais, vinham com um bolsinho para guardar o relógio (como das calças jeans hoje), que ficava com a corrente exposta normalmente de prata mas existia as de ouro.


Barbara M. da  C. Robira   5ª Série 6º Ano  A -  Escola Eugênia Ferrarezi Nunes - Agosto de 2018 



sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Feira ciencias itu 2018 Completo

Historia da pilha

Objeto:Historia da pilha 

Descrição: A história das pilhas começou em uma situação acidental, envolvendo Luigi Galvani, porém quem explicou corretamente a origem do fato foi o físico Alessandro Volta.
   O  físico italiano Alessandro Volta (1745-1827), que realizou vários experimentos e notou que quando a placa e o fio eram constituídos do mesmo metal, as convulsões não apareciam, mostrando que não havia fluxo de eletricidade. Assim, ele passou a defender o conceito (correto) de que a eletricidade não se originava dos músculos da rã, mas sim dos metais e que os tecidos do animal é que conduziam essa eletricidade.
           
Uso do objeto: A pilha serve para são dispositivos capazes de manter uma diferença de potencial entre os pontos em que estão ligados (polos positivo e negativo).





Resultado de imagem para fotos de pilha      Download Bateria redonda imagem de stock. Imagem de liso, eletricidade - 18156717Resultado de imagem para fotos de pilha

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Moeda de 0,02 centavos de 1969

Objeto:Moeda de 0,02 centavos de 1969

Definição:
A= Anverso
R= Reverso

A: Efígie da República e dístico Brasil

R: Valor e era

Período de circulação:01/08/1968
a
31/12/1980
(**)

Descrição:
Diâmetro (mm):19,0
Peso (g):2,16
Espessura (mm):1,00 
Material:Aço Inoxidável

Uso da cédula: Para compra (dinheiro) 




                        

     

Cédula 100 cruzeiros

Objeto:Cédula 100 cruzeiros 


Definição:Fabricante: Casa da Moeda do Brasil

Valor: NCz$ 100,00

Anverso:
Retrato de Cecília Meireles (1901-1964), tendo à esquerda, a reprodução de desenho de sua autoria, ao qual se sobrepõ em alguns versos manuscritos extraídos de seus "Cânticos".

Reverso:
A gravura, à esquerda, representa o universo da criança, suas fantasias e o momento da aprendizagem. O painel é completado, à direita, com a reprodução de desenhos feitos pela escritora, representativos de seus estudos e pesquisas sobre folclore, músicas e danças populares.

Período de Circulação: 19.05.89 a 30.09.92

Chancelas (1) :

Ministro da Fazenda: Mailson Ferreira da Nóbrega
Presidente do Banco Central: Elmo de Araújo Camões
- Estampa: A
- Série Normal: A0001 / A6772
- Série de Reposição: *0001 / 0002
Ministro da Fazenda: Mailson Ferreira da Nóbrega
Presidente do Banco Central: Wadico Waldir Bucchi
- Estampa: A
- Série Normal: A6773 / A8794
- Série de Reposição: *0003
- Série de Reposição: Da série A8601 foram carimbadas de Cruzeiro as cédulas de números 000001 a 005000


Descrição: Cédula de papel moeda de tamanho  8 cm X 16 cm, impresso em off-set,  cor predominante amarela

Uso da cédula: para compra  (dinheiro) 

Minha história:
Imagem relacionada

Cédula de 5000 mil cruzados

Objeto: Cédula de 5000 mil cruzados


Definição: Fabricante: Casa da Moeda do Brasil

Valor: NCz$ 5,00

Anverso:
Retrato de Cândido Torquato Portinari (1903-1962), tendo, à esquerda, gravura com trecho final do painel épico "Tiradentes", concluído em 1949.

Reverso:
À esquerda, gravura baseada em foto que mostra Portinari desenhando o painel "Baianas". À direita, outra gravura lembra elementos do painel "Paz", que evoca cenas da infância do artista em Brodósqui (SP).

Período de Circulação: 16.01.89 a 31.12.90

Chancelas (1) :

Ministro da Fazenda: Mailson Ferreira da Nóbrega
Presidente do Banco Central: Elmo de Araújo Camões
- Estampa: A
- Série Normal: A1758 / A3531
- Série de Reposição: *0001
- Observação: Com carimbo
Ministro da Fazenda: Mailson Ferreira da Nóbrega
Presidente do Banco Central: Wadico Waldir Bucchi
- Estampa: A
- Série Normal: A3532 / A3818
- Série de Reposição: *0001
- Observação: Com carimbo


Uso da cédula: Para compra (Dinheiro)
Minha história:

                                             Resultado de imagem para Cédula de 5000 mil cruzados